Av. São João Nº 136
Peabiru-PR
Palavra do padre
08/08/2016

JUCE â?? Juventude Cerioliana

Nos dias 24 ao 30 de Julho na cidade de Montes Claros – MG realizou-se a 6° JUCE, Juventude Cerioliana, com o tema: Jesus nos convida, Juce em missão.

 

Para nos localizarmos, a juce teve inicio no ano de 2011, com os jovens das diversas paroquias aonde a Congregação da Sagrada Família de Bergamo atua, ou seja, de Jandira e Itapevi – SP; Peabiru, Assaí e Curitiba – PR; Montes Claros – MG. O primeiro encontro realizou-se em Curitiba. Desde o seu inicio, no ano de 2011 até 2015 tinha como conotação um encontro para juntos fazermos uma experiência de fé, partilha e conhecimento do carisma da Congregação, com certeza um momento muito rico para os jovens, acontecia nesses encontros momentos de oração, atividades, dinâmicas e caça ao tesouro, era um momento para podermos interagir como grupo.

 

Mas a coordenação, no ano de 2015, não satisfeitos somente em reunir os jovens lançaram a proposta de fazer uma JUCE missionaria, e como proposta foi fazermos em Montes Claros, uma paroquia com uma realidade urbana muito desafiadora. E também tornou-se um desafio para todas as paroquias poderem se organizarem para participar dessa Juce. Desafiadora porque, primeiramente a distancia, para nós de Peabiru são 1600,00 Km para lá chegar. Outro desafio por ser uma semana inteira, as outras era sempre entre três a quatro dias. E outra preocupação era na preparação dos jovens, que deveriam visitar as casas e levar uma palavra de Deus.

 

Mas como acreditamos na obra de Deus, e tínhamos a certeza que Deus estaria guiando o nosso encontro nos sentimos encorajados para enfrentar esse desafio. E ainda no ano de 2015 nós jovens de Peabiru começamos a nos organizar para esse momento. Desde a organização de algumas promoções para angariarmos fundos para podermos nos deslocarmos até Montes Claros. E com a ajuda dos munícipes de Peabiru isso foi possível.

 

 E ao poder partilhar desse momento impar nas vidas desses jovens é sem duvidas nenhuma uma oportunidade de agradecer a Deus pela oportunidade, e agradecer a congregação da Sagrada Família pela ousadia em organizar um encontro com essa envergadura.

 

A oportunidade em poder levar a palavra de Deus, a presença amiga e um abraço acolhedor não tem preço, e não tem palavras que expressem essa experiência. E os nossos jovens num momento de interação e de partilha da fé, das dificuldades mas sobre tudo das alegrias dessa experiência se percebe nitidamente em seus olhos a alegria e o agradecimento em ter participado desse momento rico em suas vidas.

 

Para concluir fica o nosso muito obrigado a nossa paroquia de São João Batista, a todas as pessoas que dedicaram um pouco do seu tempo precioso para poder ajudar de uma ou outra forma para que nos nossos jovens pudessem participar da 6° JUCE. MUITO OBRIGADO!

 

Pe. Alexandre Surdi, CSF



Voltar