27/07/2015

Histórico da Capela Imaculada Conceição Aparecida.

No dia 11 de Dezembro de 1988, foi ordenado o Diácano Miguel Santana por imposição das mãos de D. Virgilio de Pauli (In memória ) o Padre Ricardo Bravi, então pároco neste período, criou uma diaconia para que o diácono recém ordenado pudesse ajudar na evangelização,exercendo sua função.

Para que as celebrações fossem realizadas , os moradores dos conjuntos Cohapar, Howthorne e redondezas cediam suas residências para celebração dos cultos e missas. Assim o presidente da Associação dos moradores do conjunto cohapar o Senhor Sebastião Bonifácio Teixeira, cedeu a casa usada como sede da Associação dos morados do conjunto cohapar para relizar os cultos e missas. A primeira missa foi celebrada pelo Padre Pedro com ajuda do Diacano Miguel, esta comunidade foi Batizada de Santo Estevão e teve como o primeiro catequista o Sr Wandy.

Nestá época o Padre Pedro precisava de uma pessoa para ajudar a chamar as pessoas para as missas, ele adotou um garotinho do conjunto  que ia com ele tocar o sininho na vizinhança ,com isso as pessoas sabiam o horário das missas, o interessante que este garotinho era conhecido como Pira, hojem é um homem de quem tanto nos orgulhamos, o Padre Rogério Nabarrete Teixeira.

A capela ficou instalada no referido local até por volta de 1996, quando a família Baise cedeu o espaço que antes era uma escolinha municipal para dar continuidade às atividades da Capela Santo Estevão.

Com a inauguração do Conjunto Verdes Campos , constatou-se a necessidade de haver celebrações nesta localidade, com incentivo do Padre Jerônimo e Fiorenzzo, as celebrações eram realizadas nas residências, o Senhor Jose Lucio , por iniciativa própria fez uma barraca no quintal de sua residência, onde foram realizadas varias missas por alguns meses .

Com a ajuda da prefeitura, conseguiram duas barracas de madeira doadas pelo então Prefeito João Bittencourt e seu vice o Diacano Miguel Santana, as barracas formaram a nova capela onde foi batizada de Sagrada Família. Desta comunidade, tivemos a alegria de ter outro sacerdote o Padre Paulo Cesar Nogueira.

Ambas as Capelas funcionavam até a fundação da Capela Imaculada Conceição Aparecida, que aconteceu  no dia 23 de fevereiro de 2003, dia que comemorava o cinquentenário da Paróquia São João Batista, com a Missa presidida pelo bispo D. Mauro Aparecido dos Santos e concelebrada pelo então pároco Padre Jerônimo Zonca.

A Capela Imaculada Aparecida era um sonho antigo do pároco de nossa cidade , mas a própria não possuía verba para tal. Num certo dia ele colocou o projeto da Capela que ele mesmo havia desenhado no sacrário, Algum tempo depois um homem de bom coração , o Senhor Andre Reinaldo, que cresceu vendo a devoção de seus pais à Nossa Senhora Aparecida , ao saber da vontade do padre doou um terreno para que pudesse ser construída uma capela.

Mais tarde em uma visita a sua terra natal , na Italia , o Padre Jerônimo reencontrou uma antiga amiga a Dona Lucia Moretti Grena, que tinha a promessa a cumprir pela recuperação de sua Filha Raphaela , que acordou do coma de quase dois meses, devido a uma grave doença.

Em conversa com a Dona Lucia o Padre Jerônimo contou que havia recebido uma doação de um terreno para construção de uma Capela na cidade onde era pároco ,então a  Dona Lucia Moretti Grena , doou em dinheiro a quantia que seria utilizada na construção da capela , que hoje conhecemos como Capela Imaculada Conceição Aparecida.

No inicio das Atividades desta comunidade em 2003  tivemos como Ministros da Eucaristia o Sr. Domingos, A D. Cilis. A D.Maura, o Adinael e a Ilva Dário. Para zeladora que continua até hoje a Senhora Alda.

No ano de 2012 com o Pároco Padre Wagner a capela passou a ser comunidade ,desligando-se parcialmente  da Paróquia São João Batista. Com isso passamos a ter uma comissão Administrativa e pastorais comunitárias, atualmente contamos com 8 ministros da Eucaristia.

Por meio de doações e ações entre amigos , ofertório conseguimos a substituição do ambão, da cadeira presidencial e do altar de madeira por granito, e uma mesa para o comentarista, substituição  do sistema de som.

Onde são celebras as Missas nas quintas feiras as 19:30 e  aos sábados as 19:30 .